domingo, 2 de março de 2008

O processo de candidatura

Este post é um bocadinho mais seca, quem não quiser perder tempo com explicações que salte à frente. :)

O concurso é constituido por 7 fases:
1- Entrega da documentação
2 - Pesar e Medir seguido de uma Entrevista de Imagem (Fazem te uma ou duas perguntas mas estão é a ver a tua postura)
3 - Prova de Línguas (conversa sobre o teu curriculo, metade em ingles e a outra em francês)
4 - Testes Psicotécnicos (Entrevista de grupo, entrevista individual, bateria de testes de QI)
5 - Testes Médicos (Da ponta dos cabelos à ponta dos pés, demorou 11 horas a fazer tudo)
6 - Entrevista com o Júri
7 - Formação

Caso se desista em alguma fase tem de se pagar uma indeminização à Tap, tanto mais cara quanto mais avançados estivermos no concurso sendo de 2500 euros quando na formação.


Normalmente entre cada fase há entre 3 e 6 semanas de espera, sendo que para o ínicio da formação há pessoas que aguardam vários meses. Mas eles devem estar aflitos por PNC (é pessoal navegante comercial, se não me engano, que quer dizer assistente de bordo) porque o último concurso deles atrasou-se e então agora estão muitissimo rápidos.

Fiz as três primeiras provas no primeiro dia, num sábado.
Descalça em cima de uma balança e de um metro disseram que podia preencher a ficha de inscrição, se não tivesse bem, nem a ficha gastavam. :P
Na entrevista de imagem, disseram que me deixavam passar com a condição de colocar aparelho e de seguida fiz a entrevista de línguas em que o meu francês é mauzinho mas o meu inglês compensou... se não fosse isso acho que não tinha passado.
Chamaram-me logo para fazer os psicotécnicos na 3f seguinte, deram me essa informação logo nesse dia.

Fui lá a segunda vez fazer os psicotécnicos, nada de especial a contar e voltei para casa.
Telefonaram-me no dia a seguir a marcar os médicos para a semana seguinte. Não estava nada à espera da rapidez.

Fui lá a terceira vez fazer os médicos, fazem testes a absolutamente tudo, e avisam logo que 50% das pessoas tem de repetir testes ou fazer testes complementares, que foi o meu caso.
Recebi um telefonema 2 semanas e meia depois a dizer que tinha de fazer mais uma catrafetada de testes ao coração e mais uns tantos para ver se a minha asma está mesmo "adormecida".

Fui lá a quarta e a quinta vez dois dias seguidos fazer os testes ao coração e deu tudo normal.
Recebi um telefonema a marcar a entrevista do jurí para essa mesma semana e...

Lá fui eu a Lisboa a 6 vez, a terceira na mesma semana, e fiz uma entrevista de 5 minutos, nem isso, onde eles falaram mais do que eu, a dizer que o curso é mt exigente e exigem pontualidade e assiduidade... E para aguardar que eles me contactariam.

Na próxima 6f dia 7 de Março vou lá pela 7 vez fazer os testes da asma..

E agora resta-me aguardar que me contactem a dizer se passei ou reprovei a entrevista com o juri e se começo ou não a formação.

E é assim a longa caminhada para se ser assistente pela Tap :P

A palavra que mais ouves e mais tens de aprender a respeitar é AGUARDAR. :D

11 comentários:

  1. Realmente é um processo longo!

    Espero que corra tudo ok e que consigas o lugar!

    E depois não te esqueças de arranjar uns descontos ao pessoal!;)

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. olá!!! eu tb me inscrevi para a tap!!! a minha história é mais ou menos como a tua... tirei um curso, mas emprego.... tá de chuva!!! estou a espera que digam alguma coisa.... se é que vão dizer... espero que sim!!! gostava de saber se tens algum conselho para me dar?!!! sim... o concurso acaba a 23 deste mês e já ñ tenho unhas....

    Boa sorte nesta tua profissão e espero ser tua colega!!!

    se puderes resp o meu mail é bebetadutra@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boas, inscrevi-me na TAP.. processo de economia.. estou na fase do inglÊs.
      Alguma dica?

      Eliminar
  3. PNC=Pessoal Navegante de Cabine
    PNT=Pessoal Navegante Técnico

    ResponderEliminar
  4. E se eu souber Inglês e outra língua sem ser francês? É uma mais valia também ?

    ResponderEliminar
  5. É sim. E pelo que ouvi dizer agora já não estão a exigir o francês.

    ResponderEliminar
  6. boa noite. as perguntas que lhe fizeram em ingles, eram muitas? grata

    ResponderEliminar
  7. boa noite. as perguntas que lhe fizeram em ingles, eram muitas? grata

    ResponderEliminar
  8. Boa noite. Também tenho um problema com asma.. Como é que eles conseguiram descobrir o problema de asma? Através de raio-x? Ou foi você própria que lhes disse que tinha asma?
    Agradeço uma resposta.

    ResponderEliminar
  9. boas, inscrevi-me na TAP.. processo de economia.. estou na fase do inglÊs.
    Alguma dica?

    ResponderEliminar
  10. Olá! Como são os testes psicotécnicos? Ouvi falar que imensa gente é eliminada aí!

    ResponderEliminar