quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Spanair flight number JK 5022

Faz perder o sorriso que costumamos ter quando o avião descola e aterra...

Sempre gostei de o fazer na cabine e continuo a gostar.
E sente-se bem a diferença.
Não se ouve o papaguear e os risos constantes, agora só se ouve o silêncio e os suspiros no primeiro alinhamento com a rota ou desaceleração do avião. Vê-se a cara de medo dos passageiros quando o sinal de cintos pisca e me dá licença para levantar. Parece que estão a perguntar o que é que se vai passar. Depois vêem-me a fechar as cortinas e relaxam.

Não fiquei com medo de voar nem me deixou mais consciente da minha responsabilidade. Felizmente temos uma excelente formação nesse aspecto.

Acho que a principal diferença está no passageiro.
Nos próximos tempos vão todos entrar mais nervosos mais ansiosos e mais sequiosos do nosso conforto e de se sentirem seguros connosco. E isto obriga-nos a mudar a nossa postura no avião. Não podemos ser tão comerciais e tão sorrisos, temos de vestir mais o chapéu da segurança e mostrar uma postura que inspire mais reliability ao passageiro. Mas é preciso jogo de cintura porque o que nós queremos é que o passageiro se divirta e se lembre o menos possível que os acidentes acontecem por isso não podemos ter uma postura demasiado agressiva mas também não queremos que ele pense que nós só lá estamos para embelezar o avião e que se for necessário não saberemos actuar.

De uma forma geral tenho notado que acatam muito melhor as nossas instruções o que facilita o nosso trabalho e não penso que seja inteiramente mau que as pessoas entrem mais alerta no avião. Talvez se os passageiros da spanair estivessem mais alerta mais alguns tivessem conseguido sair do avião.

Mas faz sempre perder o sorriso lembrar aqueles que não conseguiram fazer aquilo para o qual foram formados e todos os outros que dependiam deles.

Fixed

Máquina de lavar operacional e persiana do quarto também. Já posso ter a minha vista maravilhosa sobre a Vasco da Gama de volta. Só falta comporem a porta do quarto para não ter que encostar sempre lá o bobby para a porta se manter fechada e a minha vida é perfeita :P

Reclamar de barriga cheia :)

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Que desilusão!

Itália é linda, Roma fabulosa, Milão – Lago Como – parece um cenário de um filme, a comida valha-me nossa senhora.

Agora as pessoas deixam muito a desejar, fora a senhora dos crepes que era uma querida e ate beijinhos me deu e escreveu a primeira letra do meu nome em cima do meu crepe, não houve quem se aproveitasse. Em suma Italianos NHAC NHAC NHAC lol.

Porto como te quero.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O DRAMA :)

Hoje tenho noitada combinada com amigos e tinha ainda combinado uns dias de praia valente e o que é que acontece? anh? o que é que aconteceu?

A MÁQUINA DE LAVAR ROUPA AVARIA!
Não há paciência....

E agora tenho a rotação do meu aniversário e tenho os meus vestidinhos todos para lavar...
Não pode ser, não é....? XD
Ainda por cima quando voltasse e fosse para o Porto nem vestidinhos nem calças, o que não pode ser :P
(…como Bruxelas está em greve corro o risco de passar os dias inteiros lá e não poder ir a Milão, PLEASE GOD NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!)

Posto isto o mais certo é ter de cancelar a praia em Lisboa e ir fazer praia para o Porto, o que é sempre uma grande maçada… NOT :D
e aborrecer as outras pessoas com as nossas cantorias sim TéTé?
Ver se pelo menos decoramos a letra para não parecer tão mal :P Vou por aqui as letras para os outros tb saberem :)


Problemas de expressão

Só pra dizer que te Amo,
Nem sempre encontro o melhor termo,
Nem sempre escolho o melhor modo.

Devia ser como no cinema,
A língua inglesa fica sempre bem
E nunca atraiçoa ninguém.

O teu mundo esta tão perto do meu
E o que digo esta tão longe,
Como o mar esta do céu.

Só pra dizer que te Amo
Não sei porque este embaraço
Que mais parece que só te estimo.
E até nos momentos em que digo que não quero
E o que sinto por ti são coisas confusas
E até parece que estou a mentir,
As palavras custam a sair,
Não digo o que estou a sentir,
Digo o contrario do que estou a sentir.

O teu mundo esta tão perto do meu
E o que digo esta tão longe,
Como o mar esta do céu.
E é tão difícil dizer amor,
É bem melhor dize-lo a cantar.

Por isso esta noite, fiz esta canção,
Para resolver o meu problema de expressão,
Pra ficar mais perto, bem mais de perto.
Ficar mais perto, bem mais de perto.

Deixa acontecer naturalmente
Deixa acontecer naturalmente
Eu não quero ver você chorar
Deixa que o amor encontre a gente
Nosso caso vai eternizar

Você já disse que me quer
Pra toda a vida, eternidade
Quando está distante de mim
Fica louca de saudade
Que a razão do seu viver
Sou eu

Está tudo bem, eu acredito
Eu não tou duvidando disso
Só que eu tenho muito medo
De me apaixonar
Esse filme já passou na minha vida
E você ta me ajudando a superar
Eu não quero ser um mal na sua vida

AI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VOU PARA O PORTO OU NÃO?
Beijinhos

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

LONDON TOWN

Cheguei há pouco a Londres e não tenho comigo roupa adequada ao tempo frio que aqui está - mais conhecido como BRIOL - além disso como passei a manhã a passear sobre um sol abrasador em Barcelona o meu corpo estava a pedir descanso.
Vim por isso para a caminha, com o meu pc no colo e o wi fi à borliu que este hotel facilita tentar entrar em contacto com o cantinho do coração que fica sempre em Portugal - VOCES :)

No outro dia fui ao Porto de carro, a minha intenção era ir de manhã cedo e passar o dia de surpresa na APPACDM mas depois marcaram-me um voo e só pude ir à noite. Há males que vêm por bem, provavelmente como é Agosto não estaria lá quase ninguém, mas eu na altura nem me lembrei disso, só os queria era ver! Se eu apanho aqueles miúdos nos braços mimo-os mais do que eles já são :)

TORCI o pé e agora está-me a doer :( a fazer um check de uma bagageira quando desci pousei mal o pé e agora olha…. Espero que não inche (crie edema, e mt mais profissional XD), agora que cheguei ao hotel é que está a dar o ar da sua graça o menino…. Agora já aprendi a ter mais cuidado :)

Mania de ver o lado positivo, cm diz o Luís, és tão simpática que até mete nojo :D
Acho-lhe um piadão quando diz isso :)

O MEU ANIVERSÁRIO ESTÁ A CHEGAR!!!
E este é o último aniversário pelo qual fico contente em festejar. Isto porque depois dos 18 as senhoras já não festejam, não é? Por isso para o ano já não faço festa XD

Eh EH EH, para os que não sabem ainda, e são muito poucos, LOL, vou passar o dia 17 e 18 em Milão em trabalho com uma recente mas já grande amiga e regresso dia 19. :) De seguida ainda vou para o Porto e ainda vejo os meus pais :) Parece-me que este ano vai ser em grande :) E para tornar tudo ainda melhor, tenho um roteiro preparado pelo Sr Jornalista Francisco Miguel Costa Leite de SÁ Fardilha para a noite e para o dia seguinte que vai garantir o sucesso da festança :) Não era por isso que não seria estrondosa mas assim é estrondosa ao cubo :D Muito grata Franciso :)

Cansei de escrever gente, me desculpa vai?

Beijo enorme para todos com muitos cafunés :) Saudade :)

sábado, 2 de agosto de 2008

Post meu noutro forum

Esta é uma das profissões mais solitárias do mundo.

Os lados bons da profissão já são largamente conhecidos por isso vou fazer o retrato do lado mau para aqueles que pensam que só tem lados bons. Repito este é a visão do lado mau, existe o lado bom.

São raros os dias em que estás em casa para poder estar com a família e muitas vezes quando estás, como não é fim-de-semana, as pessoas estão a trabalhar e acabas por passar o dia sozinho na mesma…

Começas a perder os amigos que não são da aviação… mas não é por mal, eles ligam-te cem vezes e só em 5 é que estavas cá, começam a desistir de te ligar, e mesmo quando apareces pareces completamente fora do contexto porque perdeste imenso da vida deles e das outras saídas e etc…
Agora transponham isto para a vossa família quer seja pais e irmãos ou marido/mulher e filhos. Não estavas cá quando ele falou, andou, esteve doente, nos aniversários, nos natais, não estavas cá quando faleceu alguém e eu precisava de ti aqui..

Todos os dias trabalhas com pessoas diferentes que não conheces e que mesmo que te dês muito bem com elas será apenas por umas horas ou uns dias e passarás anos sem trabalhar com eles outra vez…

Passas imensos dias fora de casa, e se no princípio é muito interessante ir conhecer as cidades e ver tudo o que nunca viste passado uns anos já não há nada de novo para ver e acabas por te virar para o quarto de hotel.

As vezes o hotel nem sequer é perto de nada, a maior parte das vezes as tripulações são instaladas em hotéis colados aos aeroportos que são a km de distância das cidades. E ou te propões a voltar para o aeroporto e apanhar o comboio que te leva uma hora para chegar ao centro ou ficas mesmo pelo hotel. Isto no verão não é muito complicado. Mas no Inverno, em que quanto mais para o leste da Europa, que é quase toda mais a norte do que nos, mais cedo anoitece. Se chegares a um hotel ás 15h deverás ter no máximo 2h de luz. Tens de trocar de roupa (e convém que tenhas roupa para as temperaturas que fazem nesses países) voltar para o aeroporto e fazer a viagem de uma hora. Quando chegas ao centro da cidade deves ter à volta de 30m de luz e um frio de rachar à tua espera…

Existe muitas vezes situações em que vais posicionado para um sítio e ficas nesse país sozinho e no dia seguinte voltas noutro avião com outra tripulação. Passas o dia inteiro sem ninguém. Agora imagina esta situação quando tens pais ou filhos ou alguém á tua espera do outro lado. E agora imagina isto no dia de natal, de passagem de ano, no teu aniversário ou no dos teus filhos… é natural que uma pessoa se vá entristecendo.


Tudo isto cria uma sensação de solidão enorme… Não é instantânea mas é daquelas coisas que vai moendo até se instalar. Temos, infelizmente, uma taxa de suicídio relativamente elevada.

É normal também que as pessoas utilizem mecanismos para dar a volta a esta situação. E se existem pessoas que lidam extremamente bem com esta situação existem outras que não. E para combater aquele vazio que têm no peito procuram a sensação de euforia para substituir a sensação de felicidade, uns através de ligações fortuitas com estranhos, outros através do álcool, outros drogas, todas estas ou outras…

Não estou a desculpar ninguém por comportamentos desviantes e ás vezes destrutivos, estou só a tentar explicar o que leva a que estas coisas aconteçam…
É preciso ter-se uma forma de estar e ser muito saudável para não te deixares arrastar para estas coisas ao longo dos anos.

Obviamente que não falo por mim, que estou no mundo da aviação à meio ano, ainda não preciso de procurar felicidade ou euforia… ainda estou assim e a tentar perceber a nova vida que me caiu no colo… falo do que vejo nas pessoas com quem trabalho e já vi tudo aquilo sobre o que falei.

No entanto já houve alturas em que precisei de estar com os meus e não pude… e tens de ir trabalhar e fazer o sorriso de sempre para os passageiros e para os colegas que não lhes vais estragar o dia a eles… E sentes o peso que é ser semi-emigrante, que no fundo é o que nós somos, semi-emigrantes.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Tenho tido dias muito menos alegres.

Não tenho tido vontade de sair nem de ir à praia, nem se quer ao ginásio tenho ido... Mas acho que é normal..
Vou precisar de algum tempo até conseguir voltar ao normal..

Irrita me estar de folga ao fim de semana, nao gosto de sair para ir para a praia nestes dias, os shoppings estao cheios assim como o ginásio...

Para a semana vou ao Porto e devo sair lá com uns amigos e também está a ser marcado um jantar de turma aqui em Lx.

Vou dando noticias a todos, não se preocupem tanto meus anjos...

Posso demorar um bocadinho a dar a volta por cima mas.... Leão tem garras :)